O vice-almirante Luís de Sousa Pereira, chefe da Casa Militar do Presidente da República, recebeu a ADFA em audiência, no Palácio de Belém, Lisboa, hoje, dia 27 de Maio. Esta foi a primeira audiência concedida à ADFA pelo novo chefe da Casa Militar do Presidente da República, no segundo mandato do Chefe do Estado. A Associação foi representada pelo presidente e pelo vice-presidente da Direcção Nacional, Manuel Lopes Dias e António Garcia Miranda. No encontro esteve também presente a assessora militar, coronel Diná Azevedo.
A Direcção Nacional apresentou os seguintes assuntos:
– Museu da Guerra Colonial, em Famalicão.
– Celebrações do 10 de Junho de 2021.
– Associação dos Deficientes das Forças Armadas Portuguesas em Moçambique – ADFA-PM: pequena explanação da ADFA.
– Processo de reparação moral e material devida aos deficientes militares, com breve explanação da ADFA sobre: Decreto-Lei n.º 43/76, de 20 de Janeiro, e a situação específica dos deficientes das Forças Armadas; Assistência médica, medicamentosa e protésica – Lei n.º 46/2009 e Portaria n.º 1034/2009; Ponto de situação do processo de reconhecimento ainda não alcançado, apresentado junto do Governo (Secretaria de Estado de Recursos Humanos e Antigos Combatentes) e Assembleia da República (Comissão de Defesa Nacional).
– Vida Associativa, com informação sobre: Assembleia-Geral Nacional Ordinária, em 12 de Junho, em Loures; e Eleições na ADFA para o triénio de 2022-2024, em 25 de Setembro.
(Fotografia de Rafael Vicente/ELO/ADFA)