Data de Fundação -22 de Junho de 1975
Contactos
B.F.F. Habitação, Bloco H, 20 r/c Dto.
Mãe d'Água
5300-163 Bragança
Telefone/Fax: +351 273 322412
Email: secretaria.braganca@adfa.org.pt
Serviços prestados
Informações e apoio no preenchimento de documentação diversa, Campismo, IRS.
- Atendimento presencial e telefónico (sócios e não sócios).
- Apoio aos associados.
• Emissão/renovação de cartões (ADM, deficientes militares, galp/frota).
• Preenchimento de impressos.
• Declarações IRS via online.
•Informações,
•Pedidos de Informação relativos a processos em tramitação.
- Venda de material de dinamização (medalhas, livros, canecas, galhardetes, etc.).
- Emissão/renovação de licenças desportivas.
- Emissão e renovação de assinatura do Jornal ELO (assinantes, não associados).
Número de Associados que representa
Pagantes - 220
Concelhos abrangidos na área de influência da Delegação
Esta Delegação abrange o distrito de Bragança e encontra-se sediada em instalações cedidas pela Câmara Municipal de Bragança.
Principais Marcos Históricos:
1997 - A Delegação de Bragança organizou, com assinalável êxito, as comemorações do 23º Aniversário da ADFA, levando, à opinião pública e escolas nordestinas, a problemática da deficiência, os objectivos da Associação e a realidade e anseios dos deficientes militares.
A semana em que decorreram, por todo o distrito, as actividades comemorativas, terminou com um significativo encontro de associados, encerrado por um participado almoço. Encravada nas montanhas do Nordeste transmontano, a antiga cidade de Bragança deu o seu nome à derradeira dinastia de reis de Portugal, a qual descende de um filho ilegítimo de D. João I que se tornou o primeiro Duque de Bragança em 1442. A cidadela, remota e isolada, data do século XII e está surpreendentemente bem conservada: vale a pena admirar o Castelo, com as suas torres de vigia e calabouços, a "Domus Municipalis" (edifício pentagonal e monumento único da arquitectura civil medieva em Portugal, que servia de local de reunião para os "homens bons" do concelho) ou o pelourinho medieval, formado por uma coluna cuja base é uma porca esculpida em granito.
Dentro da cidadela, a Igreja de Santa Maria exibe um belíssimo portal trabalhado e restaurado no século XVIII.
No exterior das muralhas, a arquitectura religiosa é igualmente notável, como se pode observar na Igreja de São Bento, com magníficas pinturas no tecto, ou na Igreja de São Vicente, primitivamente românica (século XIII) e reconstruída no século XVII, rica em talha dourada e com interessantes painéis de azulejos. O Museu do Abade de Baçal exibe pinturas, esculturas, mobiliário, trajes típicos e mesmo sinistros instrumentos de tortura.