Image

Data de Fundação - 4 de junho de 1974

Contactos

Avenida Fernão Magalhães, 429 A- 6º F - 3000-177 COIMBRA Telefone: 239 614 844
Telemóvel: 917 770 241
Endereço Eletrónico: secretaria.coimbra@adfa.org.pt

Serviços prestados

Informações e apoio no preenchimento de documentação diversa, Campismo, IRS.
- Atendimento presencial e telefónico (sócios e não sócios).
- Apoio aos associados.
• Emissão/renovação de cartões (ADM, deficientes militares, galp/frota).
• Preenchimento de impressos.
• Declarações IRS via online.
•Informações,
•Pedidos de Informação relativos a processos em tramitação.
- Venda de material de dinamização (medalhas, livros, canecas, galhardetes, etc.).
- Emissão/renovação de licenças desportivas.
- Emissão e renovação de assinatura do Jornal ELO (assinantes, não associados).

Número de Associados que representa

Pagantes - 806
Isentos – 2
Total - 808

Concelhos abrangidos na área de influência da Delegação

Distrito de Aveiro: Concelhos de Águeda, Albergaria-a-Velha, Anadia, Estarreja, Ílhavo, Mealhada, Murtosa, Oliveira do Bairro, Ovar, Sever do Vouga, Vagos e Vale de Cambra. Distrito de Coimbra: Concelhos de Arganil, Cantanhede, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Figueira da Foz, Góis, Lousã, Mira, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Penacova, Penela, Soure, Tábua e Vila Nova de Poiares. Distrito da Guarda: Concelho de Gouveia e Seia. Distrito de Leiria: Alvaiázere, Ansião,'Batalha, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Leiria, Marinha Grande, Pedrógão Grande, Pombal, Porto de Mós. Distrito de Santarém: Ourém Distrito de Viseu: Carregal do Sal, Mortágua, Nelas, Santa Comba Dão.

Núcleos

Não tem

Principais Marcos Históricos:
1976 - Realização do I Congresso da ADFA e de uma Assembleia Geral Nacional.
1977 - Arranque, com uma prova de mar, a Secção de Pesca Desportiva, que ainda se mantém activa e dinâmica.
1982 - A Delegação integra a Comissão de Honra, nas provas pré-Olímpicas de Atletismo para Deficientes.
1992 - Realização das comemorações do 18º Aniversário da ADFA, com eventos oficiais, culturais e lúdicos, em Coimbra, Figueira da Foz e Mogofores.
1997 - Realização, em Castro de Aire, do 1º Acampamento Nacional do Deficiente.
1998 - Ocorre na cidade de Coimbra, depois de uma Assembleia Geral Nacional, uma marcha silenciosa, desde a Faculdade de Economia até à Praça Heróis do Ultramar, com divulgação pública das reivindicações da ADFA e colocação de uma coroa de flores, junto do monumento respectivo.
1998 - Realização, em Santa Maria da Feira, do 1º Acampamento da ADFA, integrado nas comemorações do 24º Aniversário.
1999 - Inauguração do Núcleo de Aveiro Sede da mais antiga universidade de Portugal, Coimbra é uma cidade sobretudo animada pelos estudantes que vivem e estudam aqui, mas está também cheia de monumentos e tesouros históricos e conta com um comércio movimentado e a presença vibrante do Mondego, o "Rio dos Poetas" como os habitantes locais lhe chamam orgulhosamente, oferecendo ao visitante a beleza das suas margens e alimentando os campos férteis do vale circundante.

Coimbra

No coração da cidade, é imprescindível conhecer a Universidade (fundada em 1537), com o seu Museu de Arte Sacra, a deslumbrante Capela de São Miguel e a Biblioteca Joanina (século XVIII, em talha dourada e madeiras exóticas e com 300 mil volumes); as duas catedrais, nomeadamente a imponente Sé Velha em estilo românico, o Arco de Almedina (século XII) e a histórica Igreja de Santa Cruz (com os túmulos dos dois primeiros reis de Portugal), entre muitos outros edifícios de interesse.

Do outro lado do Mondego, os conventos de Santa Clara-a-Velha e de Santa Clara-a-Nova prestam homenagem à padroeira da cidade, a Rainha Santa Isabel (1271-1336), mas o local está também ligado à memória da infeliz amante de D. Pedro I, Inês de Castro, que aqui teria sido apunhalada até à morte.

Debruçado sobre o Mondego, o maior Jardim Botânico de Portugal foi criado em 1772 e inclui numerosas espécies raras e exóticas.

Os mais novos gostarão seguramente do Portugal dos Pequeninos, um parque com modelos à escala infantil de casas típicas portuguesas, mansões, pagodes e templos.

Coimbra oferece muitos outros sítios a explorar e um vasto calendário de eventos culturais e de diversão, mas torna-se especialmente apetecível em Maio, quando os estudantes celebram o final do ano académico com a tradicional Queima das Fitas, enchendo as ruas de música e animação esfuziante.