Image

Data de Fundação - 4 de maio de 1976

Contactos

Empreendimento das Magnólias - Lote 4 - R/C Q - Bairro da Balsa - 3510-009 Viseu
Telefone 232 416 034; 919 356 741
email: secretaria.viseu@adfa.org.pt

Serviços prestados

Serviços de apoio aos associados, tratamento de renovação de cartões (assistência médica, identificação militar), tratamento e entrega no IASFA - CAS Viseu de recibos médicos, encaminhamento e tratamento de processos para o PADM, todo o serviço de secretaria, apoio também a ex-combatentes na prestação de serviços na contagem de tempo de tropa. Temos também serviço de bar, sala de convívio.

Número de associados

734

Concelhos abrangidos na área de influência da Delegação

: Armamar; Carregal do Sal; Castro Daire; Cinfães; Lamego; Mangualde; Moimenta da Beira; Mortágua; Nelas; Oliveira de Frades; Penalva do Castelo; Penedono; Resende; Santa Comba Dão; S. João da Pesqueira; S. Pedro do Sul; Sátão; Sernancelhe; Tabuaço; Tarouca; Tondela; Vila Nova de Paiva; Viseu; Vouzela; Distrito da Guarda: Aguiar da Beira; Almeida; Celorico da Beira; Figueira Castelo Rodrigo; Fornos de Algodres; Gouveia; Guarda; Manteigas; Mêda; Pinhel; Sabugal; Seia; Trancoso; Vila Nova de Foz Côa.

Núcleos

Cidade da Guarda

Parcerias

Hospital de Viseu; Hospital da CUF; Casa de Saúde S. Mateus; Clínica da Ribeira; Laboratórios de Análises Clínicas e Fisioterapia; RX, TAC, Ressonância Magnética e outros.

Informações de interesse

Exposições sobre a Guerra Colonial o 25 de Abril e a ADFA; Palestras nas Escolas; o 25 de Abril e a ADFA; exaltação dos valores nacionais e apoio aos combatentes na área do stresse pós-traumático de guerra, contagem de tempo de serviço militar para efeitos de reforma.

Horário da Delegação

Dias úteis, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30

Principais Marcos Históricos
1987 - Criação do Núcleo da Guarda
1996 - Inauguração em instalações próprias da Delegação, adaptadas a todo o tipo da pessoa deficiente, feitas com a colaboração do Governo, Entidades Locais, Direcção Nacional da ADFA, suas Delegações, Associados e Amigos. Este evento foi incluído nas comemorações do 22º Aniversário Nacional da ADFA.
2001 - Realização em Viseu do 27º aniversário nacional da ADFA, com a presença de Sua Excelência o Secretário de Estado da Defesa Nacional, e que mobilizou cerca de 7 centenas de associados e família, Órgãos Nacionais da ADFA e das Delegações, bem como entidades civis e militares da região.
Inauguração do Monumento aos Combatentes do Ultramar, em colaboração com a Liga dos Combatentes, com o objectivo de homenagear todos os que tombaram na Guerra do Colonial, ao serviço de Portugal, dando testemunho de que os vivos não esquecem os mortos. O monumento fica situado na rotunda, junto ao Quartel-RI-14 e ao Instituto Superior Politécnico.
Durante uma semana decorreram nas Escolas da região colóquios sobre a Guerra Colonial, o 25 de Abril e a ADFA, onde se falou dos valores da Liberdade e da Democracia.
Realizaram-se ainda colóquios sobre a figura de Viriato, no auditório da Igreja do Coração de Jesus, e sobre a Guerra Colonial e o 25 de Abril no auditório do teatro Mirita Casimiro, bem como um grande espectáculo com o Coro de Santo Amaro de Oeiras, no Teatro Viriato.

Viseu

Viseu tem sido apropriadamente chamada "Cidade do Verde Pinho", pois está rodeada de imensos pinheirais que parecem exercer a sua influência tranquila sobre a simpática e animada capital de distrito.

Foi berço de um dos maiores artistas portugueses do século XVI: Grão Vasco (1475-1540), que dá hoje nome a um museu, um hotel e até uma marca de vinho. O museu, instalado no antigo paço episcopal, exibe algumas das suas obras-primas e quadros de outros pintores da época da escola de Viseu.

Os visitantes podem ainda admirar a Porta do Soar de Cima, aberta na cerca afonsina do século XV, a graciosa fachada em estilo rococó da Igreja da Misericórdia, ou a catedral do século XVII, com as suas torres gémeas.

A encantadora cidade antiga exibe um labirinto de ruelas onde ainda se podem descobrir janelas manuelinas, velhas oficinas de latoeiros e curiosas lojinhas baixas.

Todas as terças-feiras, a cidade fervilha com o mercado, mas em Setembro a feira prolonga-se por todo o mês e atrai milhares de visitantes.

Através do concelho, inúmeras aldeias pitorescas ainda conservam as suas casas com as características varandas em madeira, e belos solares erguem-se nas quintas.

O artesanato inclui cestaria de verga e vime e renda de bilros.

Viseu é conhecida pelos seus óptimos restaurantes, onde pratos tradicionais portugueses são servidos em grande variedade e abundância.