Image

Data de Fundação - A Delegação da Madeira foi constituída em 1981. No dia 26 de Abril, foi criada uma Comissão Instaladora e a 18 de Julho, do mesmo ano, foram eleitos os Órgãos Sociais da Delegação.

Contactos

Morada - Rua Velha da Ajuda, n.ºs 50/54, 9000-115 Funchal
Telefone: 291765171
Telemóvel: 961798731
Endereço Eletrónico: secretaria.madeira@adfa.org.pt

Serviços prestados

A Delegação presta apoio administrativo e social. Tem um polo da Rede Nacional de Apoio (RNA) composto por psiquiatra, psicóloga e assistente social e um polo do PADM.
lnformações e apoio no preenchimento de documentação diversa.
- Atendimento presencial e telefónico (sócios e não sócios)
- Apoio aos associados;
• Emissão/renovação de cartões (ADM, deficientes militares, Galp frota)
• Preenchimento de impressos,
• Declarações IRS online.
• lnformações.
• Pedidos de lnformação relativos a processos em tramitação.
- Venda de material de dinamização (medalhas, livros, canecas, galhardetes, etc.)
- Emissão/renovação de licenças desportivas.
- Emissão e renovação de assinatura do Jornal ELO (assinantes, não associados).

Número de Associados que representa

320 Associados com quotas pagas

Concelhos abrangidos na área de influência da Delegação

A Delegação da Madeira abrange os 11 Concelhos da Região Autónoma da Madeira (RAM): Funchal, Câmara de Lobos, Ribeira Brava, Ponta do Sol, Calheta, Porto Moniz, São Vicente, Santana, Machico, Santa Cruz e Porto Santo.

Núcleos

Não tem

Parcerias e benefícios para os Associados

A Delegação mantém um contacto permanente com o Comando da Zona Militar da Madeira e Delegação do IASFA (CAS Funchal)

Principais Marcos Históricos:

1996 - A delegação exibe, no Teatro Municipal do Funchal, a exposição "Guerra Colonial, uma história por contar".
Um Colóquio, realizado naquele Teatro, a cobertura intensa de todas as actividades, pela comunicação social, e as visitas de responsáveis políticos da Região Autónoma, da população e adolescentes das escolas funchalenses, levaram, à opinião pública madeirense, realidades da Guerra Colonial e os propósitos da ADFA.

Funchal

Funchal, capital do arquipélago, consegue conciliar bem a atmosfera cosmopolita dos numerosos hotéis, bares e casino com os seus monumentos históricos, museus e mercado pitoresco e colorido.

Quando se avista a cidade vindo do aeroporto, as encostas cobertas de jardins e casinhas que se reunem harmoniosamente ao mar fazem lembrar um Presépio natural. Na Zona Velha, casas de pescadores foram transformadas em restaurantes; no centro do Funchal, as ruas exibem lojas de aspecto atraente, museus e edifícios antigos.

Vale a pena visitar, entre muitos outros locais de interesse, a Sé (completada em 1514), o Museu de Arte Sacra (com magníficas colecções de arte religiosa), as Adegas de São Francisco (que datam do século XVII e onde se podem provar os famosos vinhos da Madeira) e o belíssimo Jardim Botânico, que inclui plantas de todas as partes do mundo.

A Quinta do Palheiro Ferreiro é também um paraíso para os que gostam de flores, com jardins que combinam diferentes espécies e estilos paisagísticos, além de uma capela barroca e um magnífico solar do século XVIII.

Depois de ter apreciado a Igreja de Nossa Senhora do Monte, numa serra sobranceira ao Funchal, o visitante pode preparar-se para uma experiência inesquecível e emocionante: é o ponto de partida para a veloz descida, em cerca de 20 minutos, até à capital, em "carros de cesto", uma espécie de veículos de vime sem rodas que dois homens conduzem pelas íngremes ladeiras abaixo.