A Associação Salgueiro Maia (ASM) inaugurou a sua Sede Nacional, nas instalações da antiga Escola Prática de Cavalaria (EPC), em Santarém, na tarde de hoje, 29 de Maio. A Direcção Nacional da ADFA esteve representada pelo presidente e pelo vice-presidente, Manuel Lopes Dias e António Garcia Miranda.
No evento participaram várias entidades, incluindo as Autarquias de Santarém, Lisboa e Castelo de Vide (de onde era natural Fernando José Salgueiro Maia), estando também presentes os representantes da Instituição Militar, dos Ramos das Forças Armadas e da Casa Militar do Presidente da República.
Durante o evento foram atribuídos diplomas de associado honorífico aos cidadãos e entidades que colaboraram com a ASM no desenvolvimento dos seus objectivos.
A Sede Nacional da ASM está implantada em espaço cedido pelo Município de Santarém, na antiga Escola Prática de Cavalaria, unidade militar da qual saiu a coluna comandada pelo Capitão de Abril Salgueiro Maia, rumo a Lisboa, na madrugada libertadora de 25 de Abril de 1974.
Durante a cerimónia foi descerrada uma placa evocativa pela viúva do Capitão de Abril, Natércia Salgueiro Maia, pelo presidente da Câmara Municipal de Santarém, Ricardo Ribeiro Gonçalves, e pelo presidente da ASM, coronel Andrade da Silva, abrindo também uma exposição dedicada a Salgueiro Maia.
No seu site, a ASM afirma que “somos todos capitães”, e, nos seus fins associativos, sublinha que “será, antes de mais, um espaço de reflexão, capaz de promover, em parceria, eventos onde serão relembrados os valores de cidadania através de uma homenagem ao exemplo de vida de um dos Capitães de Abril – Fernando José Salgueiro Maia”.
Durante a inauguração ouviu-se “Grândola, Vila Morena” e, a fechar o evento, o Hino Nacional, cantado pela soprano Rafaela Albuquerque, acompanhada pelo músico Nuno Barroso (filho do associado fundador da ASM, o cantor Pedro Barroso).