Quem Somos

A Associação dos Deficientes das Forças Armadas – ADFA foi fundada, em 14 de maio de 1974, é uma Associação livre e independente, considerada pessoa coletiva de direito privado e Utilidade Pública, referência publicada no Diário da República, n.º 114, de 19 de maio de 1981.

A ADFA tem a sua Sede Nacional em Lisboa e é constituída por 12 Delegações em todo o Continente e Regiões Autónomas, com vários Núcleos por todo o País.

A ADFA desenvolveu um trabalho ao nível da renovação das mentalidades, no pós-25 de Abril, em relação às pessoas com deficiência, contribuindo para o lançamento das bases de um novo associativismo de participação ativa e das suas organizações representativas.

ADFA foi condecorada como membro honorário de uma das Ordens de Mérito Civil: em 13 de fevereiro 1996, recebeu a Ordem do Mérito, de sua Excelência, o Presidente da República, doutor Mário Soares.

ADFA foi também condecorada como membro honorário de duas das Ordens Nacionais: em 19 de dezembro de 2008, com a Ordem da Liberdade, por sua Excelência, o Presidente da República, professor doutor Aníbal Cavaco Silva, e, em 14 de maio de 2024, com a Ordem do Infante Dom Henrique, por sua Excelência, o Presidente da República, professor doutor Marcelo Rebelo de Sousa.

Em 10 de dezembro de 2015, a ADFA foi distinguida com o Prémio Direitos Humanos 2015, atribuído pela Assembleia da República.

Missão e visão

MISSÃO: Assegurar os direitos dos deficientes militares, reivindicando e desenvolvendo condições que possibilitem o pleno exercício da cidadania. Prosseguir com ações de cariz social e contribuir para a resolução das questões dos associados.

VISÃO: Garantir e reforçar o reconhecimento como entidade representativa de defesa dos direitos dos deficientes militares.