Mensagem de Condolências

AdfaADFA

A Associação dos Deficientes das Forças Armadas (ADFA) expressa profundo pesar pelo falecimento, no dia 16 de Maio, aos 76 anos, do Capitão de Abril Diniz de Almeida.

Apresentando sentidas condolências à sua Família, a ADFA recorda o Coronel de Artilharia Eduardo Diniz de Almeida, militar que integrou, desde o primeiro momento, o Movimento dos Capitães e defendeu a Revolução, lembrando também a sua influência dinâmica na génese fundadora da própria ADFA.

A Associação reconhece e evidencia a sua dádiva como militar e autarca ao serviço da República Portuguesa e dos cidadãos e saúda a sua dedicação e exemplo, após passar à reserva, no apoio pro bono aos mais desfavorecidos, com uma grande ligação à comunidade.

A sua memória não será esquecida pelos deficientes das Forças Armadas, recordando-se que, na celebração do 39.º aniversário do 25 de Abril, na ADFA, em 2013, o Coronel Diniz de Almeida afirmou que “somos de uma geração que tem muito para contar: somos uma biblioteca viva”, e que “foi nas frentes de combate que os jovens de então tomaram consciência das consequências da guerra e da necessidade de as suas vítimas se organizarem para a defesa da sua dignidade, ao mesmo tempo que os quadros se davam conta de que o conflito não levava a lado nenhum e era necessário arranjar uma forma de lhe pôr fim”.

Neste momento de grande perda, a Associação dos Deficientes das Forças Armadas envia à sua Família um abraço de profunda solidariedade.

Lisboa, 17 de Maio de 2021

A Direção Nacional da ADFA,
Manuel Lopes Dias
(Presidente)