ADFA e COVID-19

AdfaADFA

Plano de contenção do Coronavírus para a ADFA

Proteja-se a si e aos outros

A Direção Nacional, após auscultar os presidentes das Delegações e seguindo as orientações do Governo – Direcção Geral de Saúde, para proteger o melhor possível os trabalhadores e os associados, decidiu emitir a Comunicação Interna n.o 06/DN/2020, divulgando a toda a estrutura associativa – Sede Nacional, Delegações e Núcleos – o Plano de Contenção do Coronavírus (COVID-19).

Na Comunicação Interna n.o 07/DN/2020, de 19 de Março, a Direção Nacional informou os Órgãos Sociais Nacionais, todas as Delegações e Serviços de que, após a declaração do Estado de Emergência, o edifício da Sede Nacional estará encerrado, a partir do dia de 20 de Março até ao dia 3 de Abril, salvaguardando eventuais alterações ou normativos das autoridades competentes.

A DN informa que todos os serviços da Sede Nacional ficarão assegurados por teletrabalho, com ligação diária ao presidente da DN e que os contactos com os serviços da Sede Nacional e da Delegação de Lisboa são os habituais.

Serviços afectos à Direção Nacional

Gabinete dos Órgãos Sociais Nacionais – Correio electrónico: d.nacional@adfa-portugal.com e gos.di@adfa-portugal.com – Telefones: 21 751 26 81; 21 751 26 18.

Serviço Jurídico Nacional – Correio electrónico: saj.@adfa-portugal.com.

Jornal ELO – Correio electrónico: jornal.elo@adfa-portugal.com – Telefone: 21 751 26 31.

Serviço de Contabilidade – Correio electrónico: g.leandro@adfa-portugal.com – Telefone: 21 751 26 16.

Serviço administrativos, informáticos e de património/manutenção – Correio electrónico: a.cardoso@adfa-portugal.com – Telefones.: 217 512 614; 916 190 641; 918 791 371.

Serviço de Tesouraria – Correio electrónico: sonia.cerejo@adfa-portugal.com – Telefone: 21 751 26 38.

Serviços da Delegação de Lisboa

Serviço de Apoio ao Associado – Correio electrónico: ines.martins@adfa-portugal.com – Telefone: 21 751 26 30

Serviços Clínicos – Correio electrónico: serviços.clinicos@adfa-portugal.com – Telefone: 217 512 612

Serviço de Apoio Social – Correio electrónico: serviço.social@adfa-portugal.com – Telefone: 21 751 26 22

Rede Nacional de Apoio – Correio electrónico: t.infante@adfa-portugal.com – Telefone: 21 751 26 66

NOTA: Os serviços de correio não electrónico ficam assegurados pelo colaborador José da Fonseca Carvalho, que articulará com as colaboradoras do GOS.

Recomendações do Laboratório Militar para todos os DFA e familiares

• Evitar a saída de casa. A acontecer, só por motivos urgentes;

• Antes de se dirigir às farmácias, sempre que possível, ligar e confirmar e reservar previamente a medicação ou produtos;

• Reforçar a reserva de medicação para um período de três meses;

• Lavar frequentemente as mãos, com água e sabão, esfregando-as bem durante pelo menos 20 segundos;

• Reforçar a lavagem das mãos antes e após a preparação de alimentos, antes das refeições, após o uso da casa de banho e sempre que as mãos estejam sujas e depois dos atendimentos ao público;

• Usar, em alternativa, para higiene das mãos, uma solução à base de álcool (SABA);

• Usar lenços de papel (de utilização única) para se assoar;

• Deitar os lenços usados num caixote do lixo e lavar as mãos de seguida;

• Tossir ou espirrar para o braço, com o cotovelo flectido, e não para as mãos;

• Evitar tocar nos olhos, no nariz e na boca com as mãos sujas ou contaminadas com secreções respiratórias;

• Promover o distanciamento social (mínimo dois metros), nomeadamente não permanecendo em locais muito frequentados e fechados, sem absoluta necessidade;

• Evitar cumprimentos com contacto físico;

• Limpar com frequência as superfícies e equipamentos de contacto (teclado, secretária, telemóvel, tablet e outros);

• Caso apareça algum sintoma, como tosse, febre e/ou dificuldade respiratória (no próprio ou nos seus conviventes), reduzir os contactos sociais, não se deslocar para o Serviço/LMPQF ou para os serviços de saúde e telefonar para a Linha SNS 24 (808 24 24 24).

Assembleia-Geral Nacional e Conselho Nacional cancelados

Em comunicados emitidos nos dias 10 e 12 de Março, a Direcção Nacional divulgou o cancelamento das reuniões do Conselho Nacional (agendado para o dia 14) e da Assembleia-Geral Nacional Ordinária (prevista para o dia 28 de março, em Coimbra), em medida de contenção face ao Coronavírus (COVID-19).

Sob a incumbência do presidente da Mesa da Assembleia-Geral Nacional, a DN informou todos os Órgãos Sociais Nacionais e das Delegações sobre o cancelamento da reunião do Conselho Nacional, prevista para o dia 14 de março, e da Assembleia-Geral Nacional Ordinária, prevista para o dia 28 de março, em Coimbra, devido à necessidade de prevenção e às orientações do Ministério da Saúde e da Direcção-Geral de Saúde, para além das razões associativas.

Para a realização do Conselho Nacional não foi possível reunir o quórum necessário ao seu funcionamento, pela invocação da maioria dos membros em relação às medidas de prevenção pessoal relacionadas com a propagação do Coronavírus – COVID-19.

Foi obtido o consenso geral dos Órgãos Sociais Nacionais e das Delegações para ser cancelada a Assembleia-Geral Nacional Ordinária da ADFA, não só pelas razões evocadas pela Direção-Geral da Saúde, mas também, pelo facto dos deficientes das Forças Armadas constituírem um grupo de risco elevado, face ao Coronavírus – COVID-19.

O ELO, cuja edição foi encerrada no dia 16 de março, informou os associados sobre estas decisões dos Órgãos Sociais e publicou o Relatório Operacional e Contas da ADFA 2019, que já foi objecto de parecer positivo do Conselho de Executivos da ADFA, realizado no dia 3 de março último.

A Direção Nacional informou o Ministério da Defesa Nacional, o Instituto Nacional para a Reabilitação e outros organismos públicos sobre o cancelamento das reuniões do CN e da AGNO que, de acordo com os Estatutos da ADFA, são os Órgãos responsáveis pela aprovação do Relatório Operacional e Contas da ADFA, informando também que, logo que sejam repostas as condições de Saúde Pública, o CN e a AGNO reunirão no âmbito das suas competências.