A ADFA participou na Cerimónia Evocativa do “Dia das Operações de Paz e Humanitárias”, que teve lugar hoje, 29 de Maio, durante a manhã, junto ao Monumento aos Combatentes do Ultramar, no Forte do Bom Sucesso/Museu do Combatente, em Belém, Lisboa.
Representaram a ADFA o presidente e o vice-presidente da Direcção Nacional, Manuel Lopes Dias e António Garcia Miranda.
A Cerimónia do também conhecido por “dia de homenagem aos militares capacetes azuis” foi presidida pelo ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, estando presentes a secretária de Estado de Recursos Humanos e Antigos Combatentes, Catarina Sarmento e Castro, o chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, almirante António Silva Ribeiro, e os representantes dos três Ramos das Forças Armadas e das associações de combatentes e personalidades que foram condecoradas, entre outras individualidades convidadas.
Após a chegada das entidades e da prestação de Honras Militares, tiveram lugar as alocuções do presidente da Associação Portuguesa dos Capacetes Azuis, do presidente da Liga dos Combatentes e do ministro da Defesa Nacional.
Decorreram, depois a imposição de condecorações, o desfile das forças em parada e a homenagem, com deposição de coroas de flores, aos militares mortos ao serviço da Paz e aos antigos combatentes.
O evento terminou após a visita ao Museu do Combatente, com inauguração da viatura anfíbia LARC cedida pelo EMA e da Exposição evocativa das Operações de Paz e Humanitárias.
(Fotografias de Rafael Vicente/ELO/ADFA)