Apresentação de resultados em 7 de Julho de 2021

AdfaADFA

A ADFA participou na sessão de apresentação pública dos resultados do “Inquérito à População Portuguesa sobre Defesa Nacional e Forças Armadas”, que se realizou no Instituto da Defesa Nacional (IDN) e também em videoconferência, hoje dia 7 de Julho, em Lisboa.

O Inquérito foi promovido numa parceria entre o IDN, a Direcção-Geral de Recursos da Defesa Nacional (DGRDN), o Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-ULisboa) e o Instituto Português de Relações Internacionais (IPRI-Nova).

“Após mais de uma década sem auscultação pública sistemática e abrangente sobre estes temas, as quatro instituições parceiras promoveram este inquérito com o objectivo de conhecer as opiniões da população sobre temas como a Percepção de Ameaças, Posição e Alianças Internacionais de Portugal, Forças Armadas, Política de Defesa e Identidade Nacional”, foi referido.

A ADFA esteve representada pelo presidente da Direcção Nacional, Manuel Lopes Dias, e pelo vice-presidente e pelo secretário da DN, António Garcia Miranda e Carlos Fanado.

Na Sessão de Abertura intervieram Helena Carreiras, directora do Instituto da Defesa Nacional e Vasco Hilário, director-geral de Recursos da Defesa Nacional.

A apresentação dos resultados coube aos coordenadores científicos do Estudo: Pedro Magalhães, investigador principal do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, e Raquel Vaz-Pinto, investigadora integrada do Instituto Português de Relações Internacionais da Universidade Nova de Lisboa.

Após o debate, moderado pela directora do Instituto da Defesa Nacional, teve lugar a Sessão de Encerramento, presidida pelo ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho.

Saiba mais na próxima edição do ELO!