Celebração do Dia do Armistício

AdfaADFA

Junto ao Monumento aos Combatentes do Ultramar, Lisboa

O presidente da Direcção Nacional da ADFA, Nuno Santa Clara Gomes, representou a Associação na cerimónia do Dia do Armistício, que se realizou no dia 11 de Novembro, junto ao Monumento aos Combatentes do Ultramar, no Forte do Bom Sucesso, em Belém, Lisboa.

O evento foi presidido pelo chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, almirante António Silva Ribeiro, e contou com a presença da secretária de Estado de Recursos Humanos e Antigos Combatentes, Catarina Sarmento e Castro.

Nesta data, sendo evocado o 103.º Aniversário do Armistício da Grande Guerra, foram também lembrados o 100.º Aniversário da fundação da Liga dos Combatentes e o 47.º Aniversário do fim da Guerra Colonial.

Após a prestação das honras militares, com salva de tiros disparada de um navio da Armada, o orador convidado, tenente-general Alfredo Cruz, fez uma alocução sobre a Força Aérea na Guerra Colonial. Seguiu-se a intervenção do presidente da Liga dos Combatentes, tenente-general Joaquim Chito Rodrigues.

A cerimónia prosseguiu com a imposição de condecorações a militares e a membros da Liga e com o agraciamento da Liga do Combatentes pelo Observatório Internacional de Direitos Humanos.

Depois do desfile das forças em parada, foi prestada homenagem aos militares mortos em combate e depostas coroas de flores junto ao Monumento, com passagem de caças F16 da Força Aérea Portuguesa sobre o local.

O evento culminou com o Hino da Liga dos Combatentes, pelo tenor Carlos Guilherme, seguindo-se uma visita às instalações da Guarda de Honra ao Monumento, a inauguração da Exposição da Força Aérea “Memórias de Combate” e o lançamento do livro “Angola 92 – Memórias de um Capitão”.

A Liga dos Combatentes organizou ainda para aquela tarde um Simpósio subordinado ao tema “Memórias de Combate” da Força Aérea, contando com a participação do Gen. Aurélio Corbal (Angola), do TGen. Vizela Cardoso (Moçambique), do Cor. Orlando Amaral (Guiné), do MGen. Heitor Almendra, do MGen. Ferreira Pinto e do Cor. Mira Vaz, paraquedistas, e do MGen. Ricardo Cubas, como apresentador, tendo moderado a sessão o TGen. Alfredo Cruz.