Cerimónia do Dia Internacional da Paz 2020

AdfaADFA

No dia 21 de Setembro, a Associação dos Deficientes das Forças Armadas (ADFA) e a Liga dos Combatentes (LC) assinalaram o Dia Internacional da Paz 2020, junto ao Monumento aos Combatentes do Ultramar, em Belém, Lisboa.

Este ano a data foi vivida por ambas as instituições dentro do quadro de pandemia, de acordo com as recomendações da Direcção-Geral da Saúde. As tradicionais Marcha e Corrida dos Combatentes Pela Paz não se realizaram pela primeira vez em 12 anos e a ADFA e a LC esperam que possam ter nova edição para o ano.

Representaram a ADFA na cerimónia o presidente, o vice-presidente e o tesoureiro da Direcção Nacional, Manuel Lopes Dias, António Garcia Miranda e Armindo Marques Matias, que estiveram acompanhados pelo presidente e secretário do Conselho Fiscal Nacional, Carlos Pereira e José Carlos Pavoeiro, e pelo presidente e pelo secretário da Direcção da Delegação de Lisboa, Francisco Janeiro e Diamantino Fernandes, sendo o porta-estandarte o associado Albino Gansinho.

A Liga dos Combatentes foi representada pelo presidente da Direcção Central, general Joaquim Chito Rodrigues, pelo vice-presidente, general Fernando Aguda, e pelo vogal, comandante Filipe Macedo.

A ADFA e a Liga dos Combatentes, como membros da Federação Mundial de Antigos Combatentes (FMAC), fundada após o final da II Guerra Mundial, em 1951, na Sede da UNESCO, em Paris, celebram e divulgam o Dia Internacional da Paz assinalado pelas Nações Unidas a 21 de Setembro.

Programa da Cerimónia

10h30 – 10h45 – Chegada das delegações da ADFA e da Liga dos Combatentes e colocação dos respectivos guiões; acomodação dos participantes de acordo com as orientações da Direcção-Geral da Saúde

11h00 – Início da Cerimónia, com a leitura da Mensagem do secretário-geral da Organização das Nações Unidas, António Guterres

11h05 – Intervenção do presidente da ADFA, coronel Manuel Lopes Dias

11h20 – Intervenção do presidente da Liga dos Combatentes, general Joaquim Chito Rodrigues

11h35 – Deposição das coroas de flores da ADFA e da Liga dos Combatentes no Monumento aos Combatentes do Ultramar

11h45 – Toque de clarim em homenagem aos militares falecidos

11h55 – Encerramento da Cerimónia

Para saber mais não perca a próxima edição do ELO!