A ADFA entrou no ano de celebração do seu 50.º Aniversário no passado dia 17 de Maio, aquando da Sessão Solene presidida pela ministra da Defesa Nacional, Maria Helena Carreiras. Para todo o ano a ADFA está a preparar um conjunto de iniciativas associativas e públicas para assinalar os momentos especiais destas celebrações.
A Comissão Organizadora das comemorações do 50.º Aniversário da ADFA já está em acção e em curso está a próxima etapa da comemoração associativa. A Associação vai assinalar o 30.º Aniversário da inauguração da Sede Nacional (19 de Novembro de 1993) e o 49.º Aniversario de publicação ininterrupta do ELO (23 de Novembro de 1974) com uma semana de eventos marcantes, entre os dias 20 e 25 de Novembro próximo.
A última página das edições do ELO deste ano ficará reservada para a divulgação de notícias sobre as iniciativas do Cinquentenário, destacando sempre o evento a realizar na data mais próxima.
Exposição Fotográfica
No próximo dia 20 de Novembro terá lugar a abertura desta semana festiva, com a inauguração de uma Exposição Fotográfica dedicada aos 30 anos de história da Sede Nacional, com imagens do Arquivo Fotográfico da ADFA/ELO e com páginas do jornal, com reportagens e notícias sobre os vários momentos de contacto com as Entidades Públicas que apoiaram a criação da Sede Nacional da ADFA, as fases de implantação e construção do edifício, as obras realizadas, a cerimónia do lançamento da primeira pedra e a inauguração da Sede Nacional, entre outros momentos de similar relevância. Dar-se-á destaque ao esforço levado a cabo para a concretização da Sede Nacional da ADFA, em terreno camarário lisboeta e com os apoios do Ministério da Defesa Nacional, do Ministério do emprego e da Segurança Social e do Governo da altura.
Mesa Redonda
Nesse mesmo dia, pelas 16h00, realizar-se-á uma Mesa Redonda sobre o mesmo tema, que contará com a participação de associados e individualidades que intervieram directamente no processo de implantação da Sede Nacional e que possam testemunhar e lembrar episódios dessa época tão marcante.
Já estão a ser efectuados os contactos para o efeito e o evento vai ser divulgado à Comunicação Social, contando com a presença das individualidades e entidades convidadas, de acordo com o protocolo que a ADFA tem mantido para estes dias festivos.
Almoço Comemorativo e Momento Cultural Musical
No dia 24 de Novembro vai ter lugar o Almoço-convívio Comemorativo, no Restaurante da Sede Nacional, e um Momento Cultural Musical, previsivelmente com a Orquestra de Cordofones do Inatel.
Outras iniciativas
Ao longo deste ano, as comemorações nacionais dos 50 anos da ADFA incluirão também a inauguração do local do “Repositório da Memória da ADFA”, na Sede Nacional, e o Encontro Nacional Associativo que será preparado no eixo Coimbra-Castelo Branco, no Centro do País.
A Comissão Organizadora informou ainda que vai também articular com as Delegações para que as celebrações regionais decorram na dinâmica do 50.º Aniversário, sendo também sugerido que as colecções de objectos e documentos das Delegações poderão integrar a base de dados informativa que será a estrutura básica do “Repositório da Memória da ADFA”, reforçando assim a sua pujança nacional.
Existe ainda a possibilidade de, em articulação com a Câmara Municipal de Lisboa, poder ser realizada uma cerimónia de atribuição do nome de José Eduardo Gaspar Arruda a uma artéria de Lisboa, em homenagem pública ao Comendador e antigo Presidente da ADFA. A DN está a trabalhar com a Edilidade lisboeta para o efeito.
Há também a intenção de articular com o Museu da Guerra Colonial, para criar uma sinergia que permita que, também nessa importante estrutura museológica de Famalicão, possa mostrar-se a história dos 30 anos da inauguração da Sede Nacional e dos 49 anos de publicação do ELO, no espaço que o Museu dedica à ADFA.
RV