Conselho de Executivos

AdfaADFA

O Auditório “Jorge Maurício”, na Sede Nacional, em Lisboa, recebeu a reunião do Conselho de Executivos, no dia 3 de Março último.
Nesta reunião participaram presencialmente, para além de todos os elementos da Direcção Nacional e do presidente da Mesa da Assembleia-Geral Nacional, as Delegações de Coimbra, Évora, Famalicão, Lisboa, Madeira, Porto e Viseu, participando através da plataforma electrónica “Teams” as Delegações de Açores, Bragança, Castelo Branco e Faro.
Foram aprovados por unanimidade o relatório/execução orçamental referente ao exercício de 2021.
Foi também analisada e aprovada, com uma abstenção, a proposta de Orçamento Rectificativo para 2022, a apresentar ao Conselho Nacional a realizar no dia 19 de Março. Foram também abordados outros assuntos de interesse associativo interno, bem como foi prestada informação pela DN sobre o Caderno Reivindicativo aprovado na Assembleia-Geral Nacional, de 12 de Junho de 2021, e sobre os contactos efectuados com a Instituição Militar e Órgãos de Soberania.
Sobre o Sistema de Saúde Militar, foi apresentada informação, na sequência da audiência com chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas (3DEZ2021), acerca do Centro de Saúde Militar de Coimbra (CSMC), do Instituto de Acção Social das Forças Armadas/Assistência na Doença aos Militares e do Laboratório Militar – Laboratório Nacional do Medicamento, quanto ao fornecimento de próteses, ortóteses e outras ajudas técnicas. Quanto ao 48.º Aniversário da ADFA, avançou-se para a realização de uma Sessão Solene Comemorativa em 14 de Maio; de um convívio associativo nacional; de uma conferência nacional sobre a saúde dos deficientes militares.
O presidente da DN informou que será efectuada a auscultação às Delegações sobre a regulamentação interna sobre a admissão, demissão e readmissão de associados.
A finalizar os trabalhos, foi aprovado um voto de pesar pelo falecimento do associado Carlos Pereira, falecido em 18 de Janeiro, e que desempenhou funções como presidente do Conselho Fiscal Nacional.