Falecimento do Exmo. General José Alberto Loureiro dos Santos

AdfaADFA, Notícias

NOTA DE PESAR

A Associação dos Deficientes das Forças Armadas (ADFA) vem manifestar o seu profundo pesar pelo falecimento do Exmo. General José Alberto Loureiro dos Santos.

À sua Família, ao Exército e às Forças Armadas a ADFA apresenta sentidas condolências pela perda de um Homem, de um Militar e de um Académico extraordinário que dedicou toda a sua vida à causa pública, quer nas fileiras do Exército, quer no exercício de altos cargos governativos, quer ainda na investigação e transmissão do seu imenso saber através do ensino ou da escrita, deixando uma vasta bibliografia sobre a História e a Ciência Militar.
Enquanto capitão foi combatente na Guerra Colonial, no comando de uma Bateria de Artilharia, em Angola.
A ADFA estimava-o como um dos seus grandes Amigos, que sempre apoiou a causa dos deficientes militares, enquanto desempenhou as altas funções de Secretário do Conselho da Revolução, de Chefe do Estado-Maior do Exército, de Vice-Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas e de Ministro da Defesa Nacional no IV e V Governo Constitucional.

A última vez que visitou a ADFA foi em 27 de Janeiro de 2009, na cerimónia evocativa do 33.º aniversário da publicação do DL 43/1976, onde falou sobre “A Condição Militar e as consequências físicas e psíquicas originadas no cumprimento de missões em situações de risco, perigosidade agravada e acções de paz e cooperação.” Na reportagem que o jornal ELO da ADFA publicou sobre este evento, destacou, na primeira página a seguinte afirmação do General Loureiro dos Santos: “Se quisermos ver a grandeza de uma Pátria, atentemos no modo como os governantes tratam e cuidam dos seus filhos que adquiriram deficiências quando lutaram.”

Lisboa, 17 de novembro de 2018

A Direção Nacional da ADFA
José Eduardo Gaspar Arruda
(Presidente)