Linhas de Torres – Running Challenge

AdfaADFA

O evento “Linhas de Torres – Running Challenge”, de que a ADFA é a entidade beneficiária, decorreu este fim-de-semana, no dia 22 de Maio.

 “Linhas de Torres – Running Challenge” uma corrida maioritariamente de trail e com alguns percursos em estrada, realizada pela primeira vez em 2013, para homenagear todos aqueles que construíram e defenderam o sistema defensivo, património turístico-militar de Portugal, conhecido como Linhas de Torres, inserido nos concelhos de Vila Franca de XiraLouresArruda dos VinhosSobral de Monte AgraçoTorres Vedras e Mafra.

Com duas distâncias longas e uma mais curta, esta prova realizou-se num percurso rico em história militar, com uma Ultra Maratona de 100km Individual ou em Equipa, uma Maratona de 42km Individual ou a Cavalo e uma Corrida/Caminhada de 10km Individual.

O ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, apoiou o evento e também participou na prova. A ADFA foi representada pelo presidente e vice-presidente da DN, Manuel Lopes Dias e António Garcia Miranda, e pelo secretario do CFN, José Pavoeiro.

A Associação foi a entidade beneficiária deste evento.

As Linhas de Torres foram planeadas e construídas há 200 anos, como importante sistema defensivo constituído por três linhas defensivas,  que se estendia entre o rio Tejo e o oceano Atlântico por dezenas de quilómetros. O seu principal dinamizador foi o marechal Wellesley (mais tarde duque de Wellington), aquando das Invasões Francesas.

Saiba mais na próxima edição do ELO.

Fotografias de José Pavoeiro (ADFA)