Ministro da Defesa Nacional preside à Sessão Solene do 45º Aniversário da ADFA

AdfaADFA

15 de maio de 2019, 15h00

A Associação dos Deficientes das Forças Armadas (ADFA) informa que Sua Excelência o Ministro da Defesa Nacional, Professor Doutor João Gomes Cravinho, presidirá à Sessão Solene Comemorativa do 45º Aniversário da ADFA, amanhã, dia 15 de maio, pelas 15h00, no Auditório Jorge Maurício, na Sede Nacional, Av. Padre Cruz, Edifício ADFA – 1600-560 Lisboa.
O dia 14 de maio de 1974 marcou uma viragem na Sociedade Portuguesa, com a fundação da ADFA, apenas três semanas após a Revolução de Abril, congregando todos aqueles que regressaram da Guerra Colonial magoados, mutilados e doentes.
Nesta ocasião, na afirmação de 45 anos de luta incessante, a ADFA alerta para o que falta cumprir nas reparações morais e materiais dos deficientes militares que lhes são devidas pela República.
Nesta Sessão Solene, Sua Excelência o Ministro da Defesa Nacional, Professor Doutor João Gomes Cravinho, vai condecorar com a Medalha de Serviços Distintos, Grau Ouro, a título póstumo, o Comendador José Eduardo Gaspar Arruda, que faleceu em funções, como Presidente da ADFA.
A Associação mantém grande expetativa na resolução, por parte do XXI Governo Constitucional, das questões que ainda subsistem.

Esperamos poder contar com a presença de V. Ex.ª para a realização da cobertura jornalística desta Sessão Solene Comemorativa (ver programa completo, em anexo).

Com os nossos melhores cumprimentos,

A Direção Nacional da ADFA
Manuel Lopes Dias
(Presidente)

 

PROGRAMA

15H00 – Chegada dos convidados.

15H30 – Chegada de Sua Excelência o Ministro da Defesa Nacional, Professor Doutor João Gomes Cravinho, que presidirá à Sessão Solene Comemorativa do 45º Aniversário da ADFA;
– Içar da Bandeira Nacional, com o toque do Hino Nacional pela Banda do Exército;
– Apresentação de boas-vindas dos Presidentes dos Órgãos Sociais Nacionais da ADFA ao Senhor Ministro da Defesa Nacional e aos Presidentes das Delegações da ADFA, na sala da Direção Nacional.

15h40 – Início da Sessão Solene Comemorativa, no Auditório Jorge Maurício.

15h45 – Saudações de boas-vindas pelo Presidente da Mesa da Assembleia-Geral Nacional da ADFA, Dr. Joaquim Mano Póvoas.

15h55 – Evocação dos 45 anos da ADFA – Vídeo Comemorativo e intervenção do associado n.º 1, Joaquim Couceiro Ferreira.

16h30 – Intervenção do Presidente da Direção Nacional da ADFA, Coronel Manuel Lopes Dias.

16h40 – Condecoração, a título póstumo, do Comendador José Eduardo Gaspar Arruda, com a Medalha de Serviços Distintos, Grau Ouro, por Sua Excelência o Senhor Ministro da Defesa Nacional.

16h45 – Intervenção de Sua Excelência o Senhor Ministro da Defesa Nacional, Professor Doutor João Gomes Cravinho;
– Entrega de lembrança da ADFA às Altas Entidades presentes;
– Hino Nacional e encerramento da Sessão Solene, com assinatura do Livro de Honra da ADFA e descerramento de uma placa evocativa do 45º aniversário da ADFA.

17h10 – Porto de Honra, com abertura do bolo de aniversário.