Reportagem, no dia das eleições na ADFA, na Sede Nacional
Continuamos a lutar pelo reconhecimento e pela reparação
No dia 26 de Outubro, bem cedo os trabalhos envolveram cerca de 200 associados na realização do acto eleitoral para os Órgãos Sociais Nacionais (OSN) e das Delegações (OSD) da ADFA para o mandato 2025-2027, que decorreu entre as 9h00 e as 17h00, na Sede Nacional da ADFA, em Lisboa, e em 40 Mesas de Voto instaladas por todo o País, na Sede Nacional, nas Sedes das Delegações e noutros locais, no continente e nas Regiões Autónomas dos Açores e Madeira.
A instalação das Mesas de Voto decorreu, por todo o País, como na Sede Nacional, sob coordenação da Mesa da Assembleia-Geral Nacional Eleitoral (MAGNE) e das MAG nos locais de voto preparados pelas Delegações.
O presidente da MAGNE, Joaquim Mano Póvoas, auxiliado pelos outros dois membros deste Órgão e pelos serviços do Gabinete dos Órgãos Sociais, orientou todo o dia de votação nacional.
O dia foi longo e a votação foi decorrendo com picos de afluência dos associados e suas famílias. As filas longas, para cumprimento do depósito do voto nas urnas, também contribuíram para o encontro de amigos.
Apesar da idade dos participantes, que já atingiu uma média de 78 anos, e o agravamento das suas deficiências, os associados não deixaram de mobilizar-se em torno deste importante momento associativo. A acessibilidade dos locais onde foram instaladas as Mesas de Voto facilitou a participação e foi elogiada por muitos.
Pelas 17h00, aquando do fecho das Mesas de Voto no continente, a azáfama continuou e iniciaram-se os trabalhos de abertura das urnas e de contagem dos boletins. Confirmados os resultados, chegou o momento de apurar os resultados nas Delegações e Núcleos.
Durante o fim da tarde, até às 19h00, decorreu a comunicação com todas as Delegações, no apuramento dos resultados parciais, e, contabilizados os totais, que foram lançados pelo presidente da MAGNE num quadro próprio, seguidamente passou-se à redacção da Acta deste momento associativo, que foi assinada pelos membros da Mesa e pelo representante da MAGD de Lisboa.
Para o presidente da Mesa da Assembleia-Geral Nacional, Joaquim Mano Póvoas, “a ADFA está forte e dinâmica, e continua determinada na defesa dos direitos inalienáveis de todos os deficientes das Forças Armadas, contando com a participação dos associados, de norte a sul do País e nas Regiões Autónomas, no esforço nacional face aos desafios que ainda falta cumprir”.
O presidente da MAGNE acrescentou ainda que “este foi um momento associativo de grande relevância, exemplificativo da força e da vontade que a Associação imprime ao seu trabalho presente e futuro”.
Resultados
Foram 1317 os associados que exerceram o direito de voto nestas eleições. Para os Órgãos Sociais Nacionais foram 1202 os votos válidos, com 81 votos em branco e 34 nulos. Para a Lista Autónoma ao Conselho Nacional, votaram 1316 associados, com 1000 votos válidos para a Lista A e 268 para a Lista B, com 21 votos em branco e 27 votos nulos. Para os Órgãos Sociais das Delegações votaram 1300 associados, com 1230 votos válidos, 48 em branco e 22 nulos. Para a Listas Autónomas aos Conselhos das Delegações votaram 1038 associados, sendo válidos 953 votos, com 65 votos em branco e 20 nulos.
Destaca-se que em seis Delegações não haverá Conselho de Delegação (Bragança, Castelo Branco, Évora, Faro, Madeira e Viseu), pois não se apresentaram listas de candidatos para esse Órgão. Na Delegação de Setúbal não se apresentou qualquer lista candidata aos OSD, pelo que neste mandato a Delegação ficará sob gestão dos OSN.
Os resultados parciais, por Delegação, podem ser consultados no quadro explicativo abaixo.
Passos seguintes
Após o dia das Eleições, iniciou-se um período estatutário de cinco dias para avaliação dos resultados e dos trabalhos deste Acto Eleitoral, decorrido o qual, sem novidades que o impedissem, foi possível divulgar internamente e externamente os resultados globais das votações e a composição definitiva dos OSN e dos membros efectivos e suplentes para a Lista Autónoma ao Conselho Nacional, que é constituída por 11 elementos da Lista A e dois elementos da Lista B, nas devidas posições, apurados pelo Método de Hondt, como previsto no Regulamento Eleitoral da ADFA.
Os Órgãos Sociais Nacionais e das Delegações enviaram mensagens de agradecimento aos associados que generosamente contribuíram para que o Acto Eleitoral se cumprisse “de forma exemplar”, nomeadamente aos que integraram as Mesas e às Instituições que cederam espaços para instalar muitas das Secções de Voto.
No dia 25 de Outubro, a ADFA emitiu uma Nota à Comunicação Social, divulgando o Acto Eleitoral e convidando à cobertura jornalística.
Tomada de Posse
A cerimónia oficial de Tomada de Posse dos membros dos novos Órgãos Sociais Nacionais e dos presidentes das Mesas das Assembleias-Gerais das Delegações ficou agendada para o próximo dia 12 de Novembro, Terça-feira, pelas 15h00, no Auditório Jorge Maurício, na Sede Nacional da ADFA.
Os presidentes das MAGD vão empossar posteriormente os Órgãos Sociais das Delegações, em cerimónias autónomas a realizar nas suas Sedes.
Programa de Acção
Ainda não tiveram resposta, por parte do Estado Português, todas as reivindicações legislativas e outras que constituem a plena reparação moral e material do sacrifício dos deficientes das Forças Armadas que, cumprindo o Serviço Militar Obrigatório, regressaram feridos, mutilados e doentes da Guerra Colonial.
A ADFA, assumindo-se como a “força justa das vítimas de uma guerra injusta”, aposta nesta “inequívoca afirmação de vigor” para continuar a lutar pelos direitos de todos os deficientes das Forças Armadas, junto dos poderes públicos, chamando à acção todos os seus associados para que, “na plena expressão da liberdade e cidadania, intervenham e participem, com as suas famílias, no esforço nacional e permanente de mostrar que Portugal ainda não reparou devidamente os problemas dos deficientes das Forças Armadas”.
Órgãos Sociais Nacionais eleitos
O ELO apresenta os nomes e números dos associados que foram eleitos para os Órgãos Sociais Nacionais e para a Lista Autónoma ao Conselho Nacional
Resultados eleitorais para o mandato 2025-2027
Mesa da Assembleia-Geral Nacional
- Presidente: Joaquim Mano Póvoas, Associado 252
- Primeiro Secretário: Jaime Fernando Leite Domingues, Associado 5919
- Segundo Secretário: Bernardino Guimarães Correia, Associado 6220
Direcção Nacional - Presidente: António Manuel Pereira Neves, Associado 3098
- Vice-Presidente: José Nuno da Câmara Santa Clara Gomes, Associado 14170
- Secretário: Cândido Manuel Patuleia Mendes, Associado 519
- Vogal: José Carlos Ferreira Pavoeiro, Associado 8617
- Tesoureiro: Armindo Marques Matias, Associado 53
Conselho Fiscal Nacional - Presidente: Artur José Caldeira Vilares, Associado 8626
- Secretário: António Cotrim Viana, Associado 2429
- Relator: António Manuel Garcia Miranda, Associado 3097
Direcção Nacional
- Presidente: António Manuel Pereira Neves, Associado 3098
- Vice-Presidente: José Nuno da Câmara Santa Clara Gomes, Associado 14170
- Secretário: Cândido Manuel Patuleia Mendes, Associado 519
- Vogal: José Carlos Ferreira Pavoeiro, Associado 8617
- Tesoureiro: Armindo Marques Matias, Associado 53
Conselho Fiscal Nacional
- Presidente: Artur José Caldeira Vilares, Associado 8626
- Secretário: António Cotrim Viana, Associado 2429
- Relator: António Manuel Garcia Miranda, Associado 3097
Lista Autónoma ao Conselho Nacional
Agradecimento
A Mesa da Assembleia-Geral Nacional agradece, em nome da ADFA, à comissão eleitoral e a todos os Associados que voluntariamente constituíram as Mesas de Voto neste acto eleitoral, destacando a sua energia e dinâmica, num contributo muito importante para que este marcante momento associativo se realizasse da melhor forma.
Da mesma forma, a Associação agradece a todas Instituições, públicas e privadas, que, disponibilizando as suas instalações para a colocação das Mesas de Voto, contribuíram para que o acto eleitoral se concretizasse de forma exemplar. O ELO destaca os nomes das Instituições e dos Associados que, com tão generosa participação, fizeram do dia 26 de Outubro uma data memorável para a ADFA.
Instituições
- Câmara Municipal de Angra do Heroísmo
- Câmara Municipal da Graciosa
- Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários das Lajes do Pico
- Associação Faialense
- Câmara Municipal de Vila do Porto
- Mercado Diário de Aveiras-de-Cima
- União de Freguesias de Santa Maria da Feira, Travanca, Sanfins e Espargo
- Museu Municipal de Coruche
- Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila do Conde
- Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Lixa
- Junta de Freguesia de Lordelo/Paredes
- Lar de Santa Teresa de Viana do Castelo
- Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Real “Cruz Verde”
- Empresa Municipal Penafiel Ativa
- União de Freguesias de Santo Tirso (Santa Cristina e São Miguel) e Burgães
- Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ponte da Barca
- Associação para a Integração de Crianças Inadaptadas de Arouca (AICIA)
- União de Freguesias do Peso da Régua e Godim
- Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Cabeceirenses